Você sabe o que faz um cirurgião oncológico?
O cirurgião oncológico é o médico que se especializou em realizar cirurgias em pacientes diagnosticados com câncer, com o objetivo de:
-
Diagnosticar tumores ou a suspeita deles
-
Verificar como está o andamento do câncer no organismo do paciente
-
Fazer a retirada do tumor
-
Realizar tratamentos paliativos em casos mais graves, buscando uma melhor qualidade de vida ao paciente
Essas cirurgias podem ser bastante simples ou complexas, a depender das circunstâncias de cada caso.
Estudos já afirmaram que a cirurgia do câncer, quando realizada por um cirurgião oncológico, aumenta a chance de cura; caso contrário, o câncer tem mais probabilidade de voltar. Isso acontece porque o cirurgião oncológico é altamente especializado e treinado em cirurgias específicas de câncer, além de ter estudado de forma profunda, adquirindo amplo conhecimento sobre a doença.
Ser um cirurgião oncológico hoje no Brasil demanda muito estudo. Para se especializar nesta área, são necessários cinco anos de residência médica após a graduação em medicina, sendo dois anos em cirurgia geral e mais três em cirurgia oncológica. Já o título de especialista em Cirurgia Oncológica é dado por aprovação em prova aplicada pela Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), após a conclusão do programa de residência médica. Além disso, é necessário estudo e atualização constante.
Estima-se que 80% dos pacientes com câncer irão precisar de cirurgia em algum momento do tratamento, tornando assim a presença de um cirurgião oncológico de suma importância no tratamento.